top of page
Buscar
Foto do escritorAdnan Brentan

2024 caminhando ao encontro do destino


"Buscar a tranquilidade é como caminhar ao encontro do destino."


Tudo que tem vida se movimenta e tudo tem vida. Tudo se movimenta mesmo que a nível atômico e mesmo uma rocha tem movimento (e vida) internos. O que ocorre é que aquilo que se movimenta em direção a evolução tem mais vida, está mais vivo. Aquilo que se movimenta na direção da desintegração tem menos vida e está mais perto da ideia de morte.


Mas mesmo a morte é um movimento em direção a vida. Sabemos que para que algo novo nasça, quase sempre, é preciso que algo velho morra. Talvez esta seja uma das maiores dificuldades para evoluir, porque para evoluir, muitas vezes, é preciso que algo morra em nós. Para ir além dos nossos territórios conhecidos precisamos necessariamente deixar o território conhecido, precisamos abrir mão, precisamos desapegar.


Se queremos nos tornar maiores e melhores algo em nós precisa ser sacrificado, mesmo que este "algo" seja um defeito. Aqui se manifesta uma persistente ilusão sobre nós mesmos, quando permitimos que nossos defeitos nos definam mais do que as nossas virtudes e dons. Nos apegamos tanto que afirmamos não ser capazes de mudar, de superar um traço incoerente da nossa personalidade. No medo de perder abrimos mão de ganhar.


A ironia é que a Vida é infinitamente generosa e abundante e em cada defeito ou carência dorme a semente de uma virtude ou poder. Por isso uma verdadeira alquimia acontece quando somos capazes de superar um defeito transformando-o numa virtude, da mesma forma que somos capazes de transformar uma derrota em vitória ao colher o seu aprendizado.


2024 foi sobrenatural porquê alguns pequenos milagres aconteceram. Aconteceram algumas pequenas mortes e alguns pequenos renascimentos. Foi um ano de "caminhar ao encontro do destino" e neste caminhar deixar algumas coisas sacrificadas no caminho. É como se meu eu chegasse hoje, no último dia do ano, mais forte e sobretudo mais leve. Paira em meu coração a suave certeza de que tudo vai dar certo. Ao falar desta certeza meu coração vibra diferente e no meu semblante relaxa um suave sorriso. Um sorriso de quem é capaz de ouvir e entender a Vida.


Já quase no final do ano, ao visitar o Monte Roraima, um lugar de grande poder, onde pulsa uma energia de vitalidade e coerência incríveis, fui presenteado com uma fala da Vida que trouxe clareza de qual caminho a seguir. O caminho a seguir é o Caminho do Coração pois:


"Onde está teu coração, lá está o teu tesouro."


Para ouvir o coração é preciso aquietar a mente. A mente é a mais poderosa ferramenta do ser humano e com ela somos capazes de grandes prodígios. Toda nossa ciência e tecnologia foram projetados pela nossa mente. No entanto, para que algo tenha valor e cause um impacto positivo e duradouro no mundo, precisa ser consagrado com a energia do coração. É lá, no coração, onde nossos defeitos podem ser transmutados em virtude. É lá que as dores, os sofrimentos, os medos, as dúvidas, os ressentimentos podem ser transmutados em sentimentos elevados. É lá que o ódio poder ser curado pelo amor. O amor é a poderosa energia, centrada no coração, capaz de superar os antagonismos, capaz de conjugar as oposições. Quando você verdadeiramente abre o coração, sem reservas e sem interferências, permite que essa energia, que vem da Unidade, flua até ele e através dele e aí a cura acontece, a magia acontece, os milagres acontecem.


Quando inicio uma das minhas trilhas ou expedições na natureza, algumas vezes, lembro de reforçar, pela fala, a importância de escolhermos individualmente qual o significado e valor da experiência que iremos viver. Digo que com coração aberto e ânimo elevado podemos transformar qualquer adversidade em aprendizado, qualquer obstáculo em treinamento, qualquer dor em superação, qualquer medo em coragem, qualquer queda em elevação. Isso não significa ignorar as dificuldades, pelo contrário, significa aproveitá-las para expandir nossa capacidade de realização. Não significa ignorar a dor ou o sofrimento, mas encará-los de frente, sem covardia. Significa trazê-los para o coração e sacrificá-los no fogo do amor que é capaz de purificar qualquer sentimento equivocado.


Você pode argumentar que:

Ainda não consegue deixar de ter medo.

Ainda não consegue perdoar.

Ainda não é capaz de abrir mão do sofrimento.

Ainda acredita que estas dores são incuráveis.


Mas a verdade é que AINDA lhe falta coragem para abrir o coração plenamente, sem reservas. Falta coragem para deixar morrer esta sua parte temerosa, egoísta e carente que você ilusoriamente mantém viva porque acha que não será capaz de viver sem ela.



"Onde está teu coração, lá está o teu tesouro."

Neste momento de "virada", por um tempo, busque o silêncio e permita que seu coração te fale das coisas que você mais ama. Reflita quais são as pessoas, situações e valores que te trazem as emoções mais positivas, os sentimentos mais elevadas. Deixe que venham à tona as lembranças dos seus momentos mais felizes. Permita que estas emoções e sentimentos elevados te guiem até os seus sonhos mais sublimes.

As dores e os sofrimentos são sempre transitórios, mas os amores e os sonhos são eternos.


Em 2025, confie no coração, deixe morrer o que precisa morrer, permita que o novo nasça, alcance o seu tesouro e viva na eternidade.


"Todas as coisas se encontram em movimento, ascendendo e retornando.

As plantas tornam-se botões, mas apenas para voltarem à raiz.

Retornar à raiz é como buscar a tranquilidade.

Buscar a tranquilidade é como caminhar ao encontro do destino.

Caminhar ao encontro do destino é como a eternidade.

Conhecer a eternidade é iluminar-se;

Não reconhecer a eternidade conduzem à desordem e ao mal.

O conhecimento da eternidade nos torna magnânimos;

Magnanimidade leva a ampliação da visão;

A visão ampla traz a nobreza;

A nobreza é como o céu."

Ensinamento taoista


128 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page